DESIGN REFLEXIVO: 

Dos saberes de projeto às práticas localizadas

(1).jpg

Esse livro faz parte de um processo amplo de reflexão gestado pela rede de pesquisadores e pesquisadoras de design do estado do Ceará, oportunamente reunidos no I Colóquio de pesquisa e Design.

 

Refletimos sobre as dinâmicas dos lugares como fator relevante para definir novas formas de pensar e fazer pesquisa em Design; sobre as singularidades físicas e imaginárias desses lugares e como estes acolhem o pensamento e a prática do Design; e também sobre como o designer aprende a relacionar diferentes tipos de histórias e saberes pelo viés do projeto.
 

Que Design nos interessa, para além do que se apresenta dos grandes eventos internacionais, dos escritos modernos e dos recortes excludentes do mercado? Fez-se necessário refletir sobre o Design que não somente responde a perguntas, mas também provoca, modifica, transforma… propõe outros possíveis, inclusive outros caminhos possíveis para o próprio Design.
 

Ao articular melhor essas questões, começamos a identificar as vinculações entre os pressupostos da prática acadêmica e da aprendizagem, por meio da experiência, como forma de conciliar as metodologias científicas, estratégias de projeto, experimentações poéticas e tecnológicas. Paralelamente, também fomos levados a refletir como as práticas do Design podem contribuir para a construção e articulação de novos saberes.